A doença de Lyme é causada por uma bactéria, Borrelia burgdorferi, transmitida por carrapatos do gênero Ixodes.
Embora os casos da doença estejam concentrados em certas áreas endêmicas, os focos da doença de Lyme encontram-se amplamente distribuídos nos Estados Unidos, Europa e Ásia. No Brasil, os estados de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Amazonas têm relatado casos isolados, segundo o Ministério da Saúde
Nesta semana, o cantor canadense Justin Bieber, (28 anos)anunciou adiamento de shows devido a condições de saúde sem mais detalhes.
Bieber revelou que sofre da doença de Lyme. A cantora Avril Lavigne, 37, que também convive com a doença, revelou o diagnóstico em 2015.
Em vídeo publicado no Instagram, o cantor revelou que os problemas de saúde, que incluem paralisia facial, estão relacionados à síndrome de Ramsay Hunt, doença que atinge o funcionamento dos nervos periféricos, associada ao vírus varicela-zoster.
Os sinais incluem pequenas lesões na pele de coloração avermelhada, no local da picada do carrapato, que podem aumentar de tamanho.
O sinal é um importante marcador clínico para a suspeita diagnóstica e alerta à vigilância epidemiológica. À medida que a área se expande até 15cm (limites de 3 a 68cm), a lesão assume característica anelar, quente e raramente dolorosa.
“É importante dividir os sintomas da doença em duas fases. A fase aguda nas primeiras semanas após a infecção e a fase tardia ou crônica da doença, com sintomas mais graves e de maior preocupação”, afirma a médica infectologista Carla Kobayashi, do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo.
A doença também pode levar a sintomas como mal-estar, febre, dor de cabeça, rigidez de nuca, dores musculares, dor articular e inchaço dos gânglios linfáticos. Os sinais e sintomas podem durar várias semanas, principalmente nos casos sem tratamento.
Comments